Review do Sandisk Dual Drive USB tipo-C: versátil e rápido

Sandisk Dual Drive USB tipo-C (René Ribeiro)
Compartilhe com seus seguidores

Pendrives para dispositivos que usam conector USB tipo-C estão cada vez mais acessíveis e são interessantes, visto que estão cada vez mais presentes nos notebooks atuais. E no caso do dispositivo do review de hoje, é algo duplamente útil, pois trata-se de um pendrive da Sandisk que vem com dois conectores: um USB tipo-C (ou simplesmente USB-C) e um USB 3.0. A capacidade do modelo enviado para testes é de 64 GB, mas a empresa também tem este pendrive disponível em 16 GB, 32 GB, 128 GB e 256 GB.


Pendrive Sandisk Dual Drive USB tipo-C: design e acabamento

Este pendrive tem uma característica única: dois conectares, um em cada ponta, como mostram as fotos abaixo. Mais do que isso, eles ficam embutidos para própria proteção e também para ficar com tamanho reduzido. Uma pequena chave serve para empurrar para fora o tipo de conector desejado para uso no momento.

Quando a chave fica posicionada no centro, ambos conectores ficam embutidos e, nesse caso sua largura é de apenas 3,8 centímetros. Isso pode ser bom pela portabilidade, mas perigoso se pensarmos que podemos perder facilmente.

Este pendrive até vem com orifícios para passar algum cordão de nylon, o que seria interessante para prendê-lo a um chaveiro, por exemplo, para não perde-lo facilmente. Mas esse fio de nylon não acompanha o produto.

Pendrive Sandisk Dual Drive USB tipo-C: utilidades além de armazenamento de dados

Este pendrive serve também para fazer backup de dados de smartphones, como fotos, vídeos, músicas e qualquer outro. Sabemos que os serviços de nuvem servem a backups, mas este pendrive é muito útil quando você viaja e não consegue sinal de Wi-Fi, por exemplo. Então você pode levar nele suas músicas, filmes e até arquivos de trabalho.

O Sandisk Dual Drive USB-C tem dois conectores: um para smartphones e outro para PCs, o que o torna versátil

E mais um tipo de uso é fazer a transferência de dados de um notebook para o smartphone, por exemplo, já que ele tem os dois tipos de conectores. E caso tire muitas fotos na viagem e você ficar sem armazenamento - e não houver rede Wi-Fi por perto - você pode usar este pendrive para liberar espaço no smartphone.

Pendrive Sandisk Dual Drive USB tipo-C: desempenho

Fiz teste com uma massa de dados de 3 GB com 80 arquivos que se misturavam entre fotos e vídeos. Usei arquivos de diferentes tamanhos para chegar próximo de um uso real. Na transferência do smartphone para o Sandisk Dual Drive, que é o teste de escrita nele, a operação levou 1 minuto e 5 segundos. Fazendo as contas, são quase 70 MB/seg.

Realizando o contrário, ou seja, transferindo os mesmos arquivos do Dual Drive para o Smartphone, que é o teste de leitura, a operação foi bem mais rápida e não levou nem 20 segundos. O resultado foi cerca de 120 MB/seg.

A Sandisk divulga no site e na embalagem que a velocidade máxima de leitura é de 150 MB/seg. Portanto, chegou perto do valor máximo prometido, lembrando que haviam diversos arquivos de diferentes tamanhos, o que influencia na taxa de transferência final.

Pendrive Sandisk Dual Drive USB tipo-C: aplicativo gerencia backup

A Sandisk tem um aplicativo para Android chamado Memory Zone que ajuda a gerenciar o backup. Bom dizer que este pendrive funciona normalmente sem o aplicativo. Mas ele pode ajudar a manter o backup organizado, já que pode fazer tudo automaticamente quando o pendrive é conectado ao smartphone.

App Memory Zone, da Sandisk, ajuda a gerenciar backup e liberar espaço. Mas não é obrigatório para usar o Dual Drive

Ele reconhece quais arquivos já estão no pendrive e faz backup somente dos arquivos novos. Outra função bem útil que o app também faz automaticamente é mover os arquivos para liberar o espaço no armazenamento do telefone. A parte boa desse app é gerenciar os arquivos do aparelho em apenas um local. Se você achar que é demais ter mais um app para se preocupar, então pode ficar tranquilo e usar apenas o pendrive do seu jeito.

Pendrive Sandisk Dual Drive USB tipo-C: conclusão

Este pendrive é bastante útil para ser levado em viagens, principalmente em locais onde não há Wi-Fi e não podemos acessar serviços de nuvens para fazer backup. Seja para entretenimento ou negócios, é interessante poder liberar espaço no smartphone plugando facilmente um pendrive nele. A velocidade de escrita e leitura é alta conforme mostram os testes e, portanto, não há demora para transferir arquivos.

Além da interface USB tipo-C, na outra ponta ele usa uma USB tipo-A (tradicional em notebooks e desktops) e pode ser utilizado também nos PCs, além de transferir dados do smartphone para o PC. É um produto versátil e não ocupa espaço para ser transportado. Mas isso é um perigo também: é preciso cuidado para não perdê-lo.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.


SSD review Cartão de Memória SanDisk Pendrive
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.