Menu
Editorias

Review Samsung C32F391: monitor de 32 polegadas ótimo para escritórios

Rene Ribeiro, editado por Valdir Ribeiro Jr.
Monitor Samsung full HD C32F391 (René Ribeiro)
Compartilhe com seus seguidores

Com tela full HD, esse monitor torna o trabalho multitarefa muito confortável de visualizar e operar.

Os nomes de monitores de vídeo e TVs sempre são cheios de códigos. E esse monitor de 32 polegadas da Samsung leva o codinome de C32F391FWL. Tudo isso é para o controle de fabricação e da empresa, para saber quais peças são usadas. E para nós, consumidores finais, podemos chamá-lo apenas de C32F, que pode ser uma ótima opção para ambientes corporativos. 


Ele traz uma tela curva de 32 polegadas com raio de 1800R. Sua resolução máxima é de 1920 x 1080 pixels (full HD) e seu foco é o público que está procurando algo mais do que apenas um monitor comum full HD. Acompanhe o nosso review para saber tudo sobre ele.

Monitor curvo Samsung C32F: design e acabamento

O raio de curvatura em um monitor grande como esse (32 polegadas) é bem vindo. Porque ao olhar para as bordas esquerda e direita os LEDs continuam alinhados com a visão, como mostra a figura exemplo abaixo.

As TVs curvas não funcionam muito para isso, porque sentamos longe. Mas no caso de monitores, a curvatura funciona muito bem para a imagem e caracteres não perderem a definição por causa do ângulo que olhamos.

O design não poderia ser mais simples: bordas não são as mais finas do mercado, mas as curvas sem emendas e a parte de trás totalmente sem relevo o deixam com uma aparência muito elegante. A cor branca, também presente na base, tornam ainda mais sua presença bastante sutil.

Seguindo a tradição da Samsung, o único botão fica na parte de trás e também é um pequeno joystick. Ao pressioná-lo, ligamos o monitor, movendo o botão para nas quatro direções, acionamos o menu e navegamos entre as opções. Esse tipo de botão foi uma ótima ideia porque deixa o monitor livre de muitos contatos eletrônicos e, apenas por ele, conseguimos alterar e chegar a qualquer função facilmente.

A base é redonda e tem ajuste de inclinação para o monitor (22 graus para trás e 2 graus para frente). Não há ajuste de altura e também nem para girar para os lados. O ajuste de altura seria bem vindo, já que nem sempre virar o monitor para trás é uma boa opção para algumas pessoas.

A largura do monitor  é de 72,1 cm e altura é de 42,8 cm. Contando com a base, a altura é de 52,5 cm. A área útil da tela é de 698.40 x 392.85 milímetros.

E vale dizer que a parte traseira vem com os furos para quem quiser usar um suporte para pendurar na parede. O Suporte não acompanha o produto.

Monitor curvo Samsung C32F: desempenho

Para trabalhar, esse monitor oferece muito conforto pelo tamanho. É possível espalhar umas 4 janelas de aplicações pela tela e ainda ter uma visualização confortável. Para ter mais conforto em visualizar os caracteres bem desenhados na tela, os ajustes no menu ajudaram muito.

A função Magic Bright, tecnologia da Samsung, tem 3 opções para ajustar brilho e contraste. E ainda há o modo pessoal para customização pelo usuário. O brilho máximo é de 250 cd/m², que não é mais comum utilizado no mercado e é mais do que suficiente para todo tipo de aplicação.

O painel usa a tecnologia de LED VA, em que os leds estão alinhados na vertical. É uma tecnologia madura, funciona bem, mas não é nada de outro mundo. Para assistir filmes, a melhor opção foi ficar mais distante da tela. Mesmo assim, percebi rastros em cenas de ação.

O maior problema é que em um tela grande de 32 polegadas (grande para um monitor), ficamos muito próximos da tela. E com a resolução full HD, é possível enxergar os pixels e ver os caracteres serrilhados.

O mesmo acontece com jogos. Além disso, não há nada de especial para jogos. Isso porque as especificações técnicas desse monitor não são nada fora do comum: taxa de atualização de 60 Hz e tempo de resposta de 4 milissegundos.

As cores agradaram muito. Não há modo HDR, mas mesmo assim gostei do equilíbrio entre brilho e contraste, graças a função Magic Bright. É preciso ajustar no menu a melhor opção para cada conteúdo. Mas vale a pena quando vemos as imagens com cores vibrantes. O consumo é baixo, apenas 35 watts no máximo.

Monitor curvo Samsung C32F: conclusão

O monitor CF32391 não é um monitor excepcional na parte técnica. Para trabalho de escritório, ele oferece uma ótima área para multitarefa e a um preço interessante para um monitor de 32 polegadas full HD. Até a data de publicação desse review, o preço médio encontrado nas lojas online foi de R$ 1.600.

Claro que é possível assistir a vídeos do Youtube e Netflix com qualidade, mas pessoas exigentes podem não gostar dos rastros na imagem, devido a taxa de frequência de atualização da tela e tempo de resposta de 4 milissegundos. O mesmo vale para aficionados em jogos: é possível jogar para se divertir, mas não é um monitor para quem joga profissionalmente, pelos mesmos motivos técnicos.

Enfim, a relação entre custo e benefício vale muito para trabalhos de escritório, onde as aplicações podem ser espalhadas pela tela de 32 polegadas e ainda terem uma boa área para trabalhar.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.


Alta-definição Monitores Samsung review monitor de vídeo reviews
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.