Spotify inicia testes do 'Car Thing', seu primeiro hardware

Maria Dourado, editado por Renato Santino
Spotify (Maret Hosemann - Pixabay)
Compartilhe com seus seguidores

O dispositivo ajudará a plataforma a entender a maneira como o usuário consome conteúdo no carro ? o que casa com os investimentos que a empresa fez apostando nos podcasts

O Spotify está prestes a começar a testar seu primeiro hardware: um assistente inteligente controlado por voz para carros, destinado a ajudar o app a aprender como as pessoas consomem áudio enquanto dirigem. Como parte do teste, alguns usuários Premium receberão o dispositivo gratuitamente.


Para funcionar, o dispositivo, chamado Car Thing, é conectado à tomada de 12 volts do veículo (também conhecido como isqueiro) e ao telefone (onde a conta do Spofity esteja logada), via Bluetooth. Ele é ativado depois de ouvir um "Ei, Spotify", seguido de um pedido por qualquer coisa que a pessoa queira ouvir. 

O Car Thing inclui uma tela circular de um lado, que mostrará o que está sendo reproduzido. Do outro lado, há uma série de botões que podem ser usados para acessar as predefinições da playlist.

Por enquanto, o teste, que será pequeno e começará dentro das próximas semanas, será veiculado apenas nos EUA. O Spotify entrará em contato com as pessoas que está considerando incluir. Uma fonte próxima à diretoria da plataforma disse que não há um cronograma extenso definindo quanto tempo o teste durará e que não há intenção de lançar esse dispositivo, da maneira que ele está, para o público geral.

Em uma postagem no seu blog, o Spotify diz que a Car Thing foi desenvolvida para ?nos ajudar a aprender mais sobre como as pessoas ouvem músicas e podcasts.? E, apesar de ser um dispositivo de hardware, o serviço afirma que seu foco ?continua sendo a plataforma de áudio número um do mundo ? não na criação de hardware?.

Ainda assim, a fonte diz que o app registrou não apenas o nome Car Thing, mas também os nomes Voice Thing e Home Thing ? o que sugere o potencial interesse da plataforma em criar um uma caixa de som doméstica inteligente ou, ao menos, em realizar um programa de testes.

Esta fonte diz que o Spotify está executando o teste Car Thing para saber mais sobre a experiência no carro. Ele já tem acesso a alguns dados sobre os hábitos de seus usuários ao dirigir ? existe uma integração com o Waze, bem como um modo de direção, então presumivelmente o aplicativo sabe quando alguém está no carro e o que está consumindo. No entanto, se alguém estiver reproduzindo música por meio de um cabo auxiliar, por Bluetooth ou por outro aplicativo de terceiros, o Spotify poderá não conhecer o contexto dessa sessão de audição; a Car Thing poderia mudar isso.

Os indícios da Car Thing surgiram no começo do ano passado, mais precisamente em janeiro. O Financial Times informou que a maior plataforma de streaming de áudio estava planejando um dispositivo para carros ? e que ele seria ativado por meio de um ?Hey, Spotify?. Na época, o jornal disse que o aparelho custaria cerca de US$ 100. 

O Spotify está claramente fazendo uma jogada para entender todas as facetas do dia de um usuário ? o que poderia ajudar a equipe a desenvolver novos produtos ou até mesmo fornecer insights sobre conteúdo, especialmente no que se refere aos podcasts. Este ano, a plataforma pretende gastar até US $ 500 milhões em podcasting  ? considerando as aquisições de várias redes de podcasts que fez. Além disso, está redesenhando seu aplicativo para tornar os podcasts mais acessíveis. O carro é o ambiente ideal para esse formato.

As grandes empresas de tecnologia tem investido para possuir uma interface do carro. Em setembro, a Amazon lançou o Echo Auto, um dispositivo que leva o assistente inteligente Alexa a um veículo. No momento, ele está disponível por US$ 25 com base em convites, mas acabará sendo vendido por US$ 50. Enquanto isso, o Google acaba de anunciar um modo de condução para o Google Assistente. 

Enquanto as empresas de assistentes inteligentes querem acesso aos dados dos carros dos motoristas, as montadoras também estão desenvolvendo seus próprios assistentes inteligentes e controles de voz. Mas em uma pesquisa da JD Power, 76% dos proprietários de carros disseram estar interessados em ter assistentes de voz da mesma marca em casa e no carro. 

Podcast Streaming Áudio Spotify
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.