Tesla lança o Megapack, novo sistema de armazenamento de energia

Megapack Tesla (Foto: Tesla)
Compartilhe com seus seguidores

Empresa oferece um sistema de armazenamento de energia sustentável como alternativa a usinas de gás natural para demandas de pico

A Tesla lançou um novo sistema de armazenamento de energia chamado Megapack. Ele foi modelado e baseado no gigantesco sistema de baterias recém implantado pela empresa da Elon Musk no sul da Austrália, e reflete o desejo de buscar alternativa às usinas de energia de gás natural. O Megapack é o terceiro e maior sistema de armazenamento de energia oferecido pela Tesla, que atualmente também vende o Powerwall residencial e os sistemas comerciais Powerpack.


O novo produto foi anunciado na segunda-feira (29/07) em um post no blog da empresa como ?o mais recente esforço da Tesla para reequipar e expandir seu negócio de armazenamento de energia?. Dos US$ 6,4 bilhões da receita total registrada no segundo trimestre, apenas US $ 368 milhões foram provenientes do negócio de produtos de armazenamento solar e de energia.

A Tesla implantou de 415 megawatts-hora de produtos de armazenamento de energia no segundo trimestre, um recorde que representa um aumento de 81% em relação ao trimestre anterior, de acordo com o relatório de tesouraria do segundo trimestre de Tesla, divulgado em 24 de julho.

O chamado Megapack foi especificamente projetado para ser um sistema fácil de instalar pelas concessionárias. Cada sistema vem totalmente montado - incluindo módulos de bateria, inversores bidirecionais, um sistema de gerenciamento térmico, um disjuntor principal e controles - com até 3 megawatts-hora de armazenamento de energia e 1,5 MW de capacidade do inversor.

O sistema inclui um software para monitorar, controlar e monetizar as instalações, disse a empresa. Ele ainda se conecta ao Powerhub, uma plataforma avançada de monitoramento e controle para projetos de grande escala e microredes, e também podem se integrar ao Autobidder, a plataforma de aprendizado de máquina da Tesla para o comércio automatizado de energia.

A Tesla espera ser uma alternativa sustentável. Em estados como a Califórnia, que tem metas ambiciosas de emissões, a Tesla pode ganhar algum terreno. Em vez de usar uma usina de gás natural para atender à demanda do horário de pico, as concessionárias poderiam usar o Megapack para armazenar energia solar ou eólica.

Via: TechCrunch

Bateria Energia Solar Energia Tesla
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.