Caminhão elétrico e sem motorista ganha ruas da Suécia

Beatriz Trevisan, editado por Renato Santino

Ele está sendo chamado por muitos de o futuro do transporte de cargas. Esse caminhão diferentão, que muita gente acha que lembra um Stormtrooper de Guerra nas Estrelas, é um veículo totalmente elétrico e controlado à distância. Com essas características, não dá para dizer que ele é um veículo autônomo porque existe um operador humano na jogada. A questão é que ele não tem um motorista ? o operador fica numa central e pode, aliás, controlar até 10 caminhões como esse simultaneamente.

O veículo recebeu autorização para operar comercialmente e transportar cargas na Suécia nesta semana. Por enquanto, ele precisa seguir um trajeto pré-definido, que evita vias mais movimentadas ? mas a tendência que essas limitações sejam diminuídas aos poucos, à medida que a operação se mostre segura. Tudo é feito usando um sistema que mistura satélite, sistemas de detecção de objetos, câmeras, radares a laser e conexão via celular. O caminhão recebeu o nome de T-Pod e, em breve, de ganhar espaço também na Alemanha e na Dinamarca. Ao contrário do que pode parecer, a iniciativa de colocar esse veículo para rodar não tem a ver apenas com redução de custos das empresas. Acontece que nesses países há uma escassez de mão de obra ? e está cada vez mais difícil contratar caminhoneiros...

transporte carros autônomos
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.