Caminho livre para EUA usarem base de Alcântara

Os Estados Unidos poderão usar a base de Alcântara, no Maranhão, para fazer o lançamento de satélites e foguetes. O acordo entre Brasil e o governo norte-americano foi aprovado hoje pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Agora, o acordo precisa ser confirmado pelo Congresso Nacional.

De qualquer forma, o texto vai ser analisado ainda por outras duas comissões: a de Ciência e Tecnologia e a de Constituição e Justiça antes de seguir para votação no plenário da Câmara. Se o documento for aprovado, segue para votação no Senado.

O acordo de salvaguardas tecnológicas entre Brasil e EUA foi assinado em março pelo presidente Jair Bolsonaro durante uma viagem para Washington. O acordo determina que o local da base no Maranhão continua sob jurisdição do governo brasileiro. Como parte do acordo, o Brasil vai receber recursos para investir no Programa Espacial Brasileiro. Mas, segundo o texto, o dinheiro recebido não poderá ser usado na compra, produção, teste de mísseis.

Satélites Brasil foguete foguete estados unidos Base de Alcântara
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.