Compartilhe com seus seguidores

Irã apresenta novo robô humanoide

Pesquisadores do Centro para Sistemas e Tecnologias Avançadas da Universidade de Teerã, no Irã, anunciaram o desenvolvimento de uma nova geração de seu robô humanoide.

O Surena IV pode se equilibrar em um pé só, segurar objetos frágeis como uma garrafa de água, imitar os movimentos de um humano, escrever seu próprio nome e operar ferramentas como uma furadeira.

Graças ao uso de materiais mais leves e atuadores feitos sob medida, o Surena IV é menor e mais leve que a geração anterior. Ele tem 1,70 metro de altura e pesa 68 quilos, contra 1,90 metro e 98 quilos do Surena III.

Duas câmeras compõem o sistema de visão do robô, que tem, ainda, sistemas de reconhecimento de voz e de conversão de texto para fala. Com isso, ele pode se comunicar com as pessoas a seu redor.

Robótica Robôs Irã
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.