Compartilhe com seus seguidores

Olhar Digital completa 15 anos

Acompanhe alguns momentos marcantes dessa década e meia do primeiro veículo especializado em tecnologia do país

Uma década e meia; no ritmo frenético dos avanços tecnológicos, 15 anos foi tempo suficiente para ver o mundo literalmente se transformar (se digitalizar). Inovações tecnológicas mudaram muito nossas vidas - a forma de se comunicar, de interagir, de consumir... Em 15 anos, a relação do brasileiro com o mundo tecnológico também evoluiu e a gente sempre esteve por perto. Quanta coisa saiu do analógico para o digital?! Quantos novos serviços surgiram...

Lançado oficialmente no dia 20 de fevereiro de 2005, o Olhar Digital nasceu como um programa de televisão exibido em rede nacional. O primeiro e único do gênero na época. O pioneirismo está no nosso DNA desde o momento zero. E, se hoje tecnologia está no nosso dia a dia e por todos os lados, como nos maiores telejornais e principais veículos do país, o Olhar Digital foi o primeiro a falar sobre o assunto na TV aberta; sim, a gente começou a construir essa estrada.

Também fomos o primeiro portal de tecnologia do Brasil. Se hoje tanta gente fala de um assunto cada mais presente (e transformador) na vida das pessoas, o Olhar Digital foi a primeira referência nacional. Não é para menos. Nossa missão é - e sempre foi - levar informação de qualidade sobre o mundo da ciência e tecnologia ao maior número possível de pessoas. E é isso que nossa equipe faz todos os dias.

Seja para os mais novos ou para os que nos acompanham desde o começo, você certamente já viu o futuro passar primeiro aqui. Ainda em 2005, no nosso primeiro ano de vida, já falávamos de tendências que - nos anos seguintes - transformariam nossas vidas. A popularização das redes sociais com o extinto Orkut, as mágicas ligações por Skype e a música digital; alguém aí ainda lembra dos CDs?!

Acompanhamos de perto o surgimento (e a revolução) dos smartphones, principalmente com o lançamento do primeiro iPhone, em 2007. Na época, quem diria que um mero "telefone inteligente" faria tanto por nós hoje em dia. Ah, e a chegada da TV digital deixou nosso conteúdo ainda mais nítido e bonito para quem está com a gente desde o início.

Nesses 15 anos, graças à tecnologia, a forma de interagir com o mundo mudou bastante. Filmes e músicas são digitais, por assinatura. Mas é difícil esquecer das antigas locadoras. Os hotéis ganharam a concorrência de quem, através da internet - ou melhor, de um aplicativo móvel - oferece sua casa em troca de um troco. Os táxis se transformaram em motoristas particulares sob demanda a um clique de distância. Parece que tudo ficou muito mais fácil... mais prático. Santa tecnologia!

Mais fácil; mais polêmico também. Hoje discutimos privacidade, afinal, nossa vida está escancarada na web. Nossos rostos são reconhecidos quando sequer somos informados: "sorria, você está sendo filmado". Leis tentam nos proteger enquanto especialistas do mundo todo ainda discutem o que é realmente o melhor a fazer.

O Olhar Digital tem o orgulho de continuar acompanhando, com toda nossa experiência de ter visto muita tecnologia "nascer e morrer", o mundo hi-tech e todas suas vertentes, principalmente o impacto que essas mudanças têm nas nossas vidas - para melhor e para pior também.

Neste aniversário, fica o nosso agradecimento a você, o principal motivo que nos move todos os dias. Tenha certeza que você (leitor) é nosso maior combustível para continuar buscando fazer sempre o melhor, em primeira mão, com qualidade... afinal, quando o assunto é tecnologia, você já sabe: há 15 anos, o futuro passa primeiro aqui!

Olhar Digital aniversário 15 anos
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.