Menu
Editorias

Pesquisa mostra que é possível influenciar os sonhos

Acsa Gomes, editado por Elias Silva
Compartilhe com seus seguidores

A manipulação de sonhos é possível, desde que aconteça numa fase específica do sono. É o que aponta um estudo realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, que desenvolveram um dispositivo capaz de induzir e registrar os sonhos de 49 voluntários.

O experimento ocorreu em três etapas: Um sensor chamado Dormio foi colocado pelos pesquisadores no pulso dos participantes. Semelhante a uma luva, o aparelho é capaz de reconhecer, por meio de sinais fisiológicos, se a pessoa está adormecida;

Enquanto os voluntários pegavam no sono, um aplicativo emitia repetidas vezes a mensagem "lembre-se de pensar em árvores". Este foi o tema escolhido pelos cientistas para conduzir o estudo;

Passados alguns minutos de sono, o Dormio vibrava para despertar os voluntários. Então, era solicitado que eles narrassem o que haviam sonhado e voltassem a dormir.

O ciclo foi repetido diversas vezes a fim de assegurar que os resultados fossem precisos. Ao final do experimento, 67% dos participantes mencionaram a presença de árvores em algum momento durante os sonhos.

Pesquisa
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.