Compartilhe com seus seguidores

Procon-SP notifica WhatsApp e marketplaces

Procon-SP notificou o WhatsApp e alguns dos maiores marketplaces do país, como Mercado Livre, Zap e OLX, em razão do número crescente de crimes envolvendo as plataformas.

Elas estão sendo atacadas por golpistas que monitoram seus portais e entram em contato com os clientes como se fossem representantes dos sites. Durante a conversa, os criminosos solicitam informações pessoais, como RG e CPF, e um número de confirmação que a vítima recebe por SMS.

Esse número, na realidade, é o PIN de autenticação do WhatsApp, que é usado para clonar a conta. Com o acesso, os golpistas podem enviar mensagens para os contatos do usuário se passando por ele e pedindo dinheiro ou outras informações. Apenas em janeiro, mais de 198 mil brasileiros forma vítimas de golpes do gênero.

A equipe do Olhar Digital preparou um tutorial para ajudá-lo a se proteger dessas invasões. E aqueles que já foram vítimas delas, podem seguir os passos descritos para recuperar a conta.

Whatsapp procon marketplace golpes Crime
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.